O que é ?
— Empresa Autorizada pela Direcção Geral de Saúde.
O que é a Medicina no Trabalho ?
A Bela Saúde Medicina no Trabalho em Setúbal é parte integrante do Grupo Bela Saúde.
É uma empresa prestadora de serviços externos nas áreas da Medicina do Trabalho em Setúbal, que funciona em estreita colaboração com as entidades empregadoras com o objectivo de cumprir a legislação em vigor. Atingimos as nossas metas recorrendo a uma equipa qualificada com os meios técnicos necessários e uma capacidade de resposta adequada.
Tendo em conta a legislação em vigor, a entidade empregadora deve promover a realização de exames de medicina no trabalho adequados de forma a comprovar e avaliar a aptidão física e psíquica do trabalhador para o exercício da actividade respectiva. Deste modo, o funcionamento da Medicina no Trabalho incide precisamente num conjunto de serviços médicos (realizados por médicos especialistas em Medicina no Trabalho) que garantam o cumprimento deste desígnio (a promoção e preservação da saúde do trabalhador no respectivo local de trabalho).
Desde há muito tempo que as entidades científicas internacionais de referência, nomeadamente a Organização Mundial de Saúde e Organização Internacional do Trabalho) sublinham a relevância da necessidade das empresas realizarem Medicina no Trabalho, englobando a totalidade das intervenções médicas, técnicas e outras que visam a protecção e a promoção da saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.
Nos vários locais de trabalho os trabalhadores são os principais protagonistas, sendo a sua própria saúde e bem-estar extremamente importantes para a qualidade das suas prestações e para o desempenho das suas actividades.
Os profissionais estão expostos a factores múltiplos que vão dos agentes físicos aos psicossociais, que devem ser prevenidos por medidas da Medicina do Trabalho e Segurança no Trabalho, muitas vezes conjuntamente, com intervenção adequada nos grupos profissionais envolvidos. É neste contexto, que a Bela Saúde Medicina do Trabalho Setúbal, considera fundamental o conhecimento do local de trabalho e as várias tarefas e por isso as visitas aos vários locais de trabalho desempenham um papel essencial.
Nas consultas os trabalhadores são informados sobre boas práticas de saúde, nomeadamente relativos a riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, alcoolismo, drogas de abuso, importância de uma boa higiene do sono, entre outras.
No contexto da medicina no trabalho existe a obrigatoriedade dos seguintes exames de saúde:
• Exames de admissão, antes do início da prestação de trabalho ou, se a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes;
• Exames periódicos, anuais para os menores, trabalhadores nocturnos e com idade superior a 50 anos, e de dois em dois anos para os restantes trabalhadores;
• Exames ocasionais, sempre que haja alterações substanciais nos componentes materiais de trabalho que possam ter repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente.
Após a realização do exame de medicina no trabalho é emitida a Ficha de Aptidão Médica do trabalhador.